sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SAÚDE: 11 mil esperam por cirurgia na rede pública de saúde em Uberlândia

Funcionamento da capacidade máxima do Hospital Municipal é a esperança para os pacientes

Quem precisa de uma cirurgia pela rede pública de saúde tem tido dor de cabeça. Na fila de espera em Uberlândia já são 11 mil pessoas. A esperança para estes pacientes é o funcionamento da capacidade máxima do Hospital Municipal.
A dona de casa Thais Dias dos Santos já está fazendo os exames de preparação para cirurgia, mas ela não está marcada. Ela ainda está tendo hemorragia.

No final de julho, o MGTV mostrou a preocupação dela com a demora para retirar o útero. O diagnóstico foi feito há um ano. Já são três pedidos de cirurgia, mas ela ainda não conseguiu provar que pelos problemas cardíacos o caso é de urgência.
A dona de casa Maria de Lourdes Diniz, que aguarda pela mesma operação, teve mais sorte. Semana que vem termina a espera. Mas por outro lado, o filho dela, que sofreu um acidente, está desde fevereiro afastado do trabalho por não conseguir fazer uma operação na perna.
Nos últimos meses a Prefeitura fez um levantamento para atualizar a situação de quem estava na fila. O trabalho mostrou, segundo a Prefeitura, que o número é quase 50% menor do que o divulgado em julho. De qualquer forma ainda são cerca de 11 mil pessoas que estão esperando uma cirurgia.
Foram vários os motivos encontrados para desistência de dez mil pessoas. “Muitos operaram no Hospital de Clínicas (da Universidade Federal de Uberlândia), outros morreram, não pela doença, outros desistiram, outros não têm condições clínicas para fazer a cirurgia”, explica o coordenador da rede de saúde de Uberlândia, Adenilson Lima.
Nos últimos dois meses foram realizadas 478 cirurgias no Hospital Municipal. A maioria de hérnia. Segundo Adenilson, só com o funcionamento com a capacidade máxima do hospital a fila cairá para um número administrável, mas não há um prazo definido. A partir da segunda semana desse mês o atendimento já vai ser ampliado.
A direção do Hospital Municipal informou que na próxima terça-feira (13) serão ampliadas as cirurgias também para as áreas de testículos e varizes. Sobre o caso da Thais Dias dos Santos, o Hospital de Clínicas informou que vai aguardar os resultados dos exames para saber se a cirurgia dela será feita emergencialmente ou se ela vai continuar na fila de espera.

fonte:  http://megaminas.globo.com/2011/09/08/11-mil-esperam-por-cirurgia-na-rede-publica-de-saude-em-uberlandia

Nenhum comentário:

Postar um comentário